O Governo do Ceará prorrogou, até o próximo dia 20 de maio, o edital para o credenciamento de médicos que poderão realizar cirurgias eletivas de média e alta complexidade em ortopedia, traumatologia e/ou assistência em anestesiologia. Os procedimentos serão feitos nas unidades hospitalares da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a fim de acelerar o Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas.
O titular da Coordenadoria de Monitoramento e Avaliação e Controle do Sistema de Saúde (Corac) da Sesa, Italo Lennon, destaca a oportunidade como uma forma de mais empresas tentarem o credenciamento. “Os requerimentos que já foram feitos, encontram-se sob a análise da Corac. Agora, os demais interessados poderão apresentar, em até 30 dias, toda a documentação”, esclarece.
Ainda de acordo com o gestor, a empresa contratada deverá disponibilizar médicos ortopedistas, traumatologistas ou anestesiologistas para a execução de serviços médicos que serão realizados em unidades hospitalares da Sesa. O edital contempla um total de 8.726 procedimentos, com o valor de mais de R$19 milhões. O prazo de vigência do chamamento público é de um ano, contado a partir da publicação do Edital.
Cirurgias Eletivas
O Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas já contemplou mais de 150 mil procedimentos cirúrgicos em todo o Ceará, sendo mais de 26 mil já em 2024. Os dados estão disponíveis no painel do IntegraSUS.
Clínicas, hospitais-polo, hospitais municipais (em convênio com o governo estadual) e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas são: oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, gastroenterologia, ginecologia, urologia, nefrologia, neurologia e vascular.
Os profissionais serão chamados de acordo com a realidade de cada Região de Saúde. No primeiro edital do programa, o foco eram unidades hospitalares; agora são profissionais que têm registro de pessoa jurídica. Vale ressaltar que eletivos são aqueles procedimentos programados, que não são considerados de urgência.
SERVIÇO
*Confira o edital aqui.