O presidente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (Idace), João Alfredo, vai entregar, na próxima sexta-feira, às 15 horas, em Beberibe (Litoral Leste), a demarcação física da área da Prainha do Canto Verde. Secretários como a de Direitos Humanos, Socorro França, e de Povos Indígenas, Juliana Alves, devem participar do ato.
O governador Elmano de Freitas ainda não confirmou presença.
A localidade será finalmente assegurada para famílias que, há décadas, enfrentavam pelejas judiciais e ameaças.
O ato contará também com a presença de Ângela Mendes, filha do falecido ambientalista Chico Mendes, que preside atualmente o Comitê Chico Mendes.
Antes desse ato de sexta-feira, haverá, na quinta-feira, às 16 horas, na Assembleia Leislativa, um debate sobre o tema “O legado de Chico Mendes e as lutas dos povos e comunidades tradicionais”, com participação de Ângela Mendes, João Alfredo e outros convidados.
A realização do debate é das comissões de Direitos Humanos e Cidadania e do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa.
Prainha do Canto Verde
Trata-se de uma Reserva Extrativista, que ocupa uma área aproximada de 29.794 hectares, situada a 120 km da Capital cearense.
Foi criada em 5 de junho de 2009 pelo governo federal para proteger os meios de vida, a cultura e garantir a utilização e a conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente ali utilizados.
Trata-se de um bioma marinho.