Prestes a completar três meses, a greve dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) das universidades e institutos federais será tema de audiência pública no Senado na próxima quarta-feira, às 14 horas. O pedido foi feito pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Casa, após visita de integrantes do coletivo TAEs na Luta.
Foram convidados a participar da audiência representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Representando os TAEs, devem participar Daniel Farias, TAE da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador da coordenação jurídica e de relações de trabalho da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil), e Leewertton Marreiro, TAE do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e membro da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
Técnicos administrativos em educação em todo o país estão em greve desde o dia 11 de março. Atualmente há 53 universidades e 560 campi de institutos federais paralisados. As principais reivindicações são reestruturação da carreira, recomposição salarial, recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e revogação de decretos assinados nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro, que extinguiram cargos do PCCTAE e vedam a realização de concurso para diversos cargos nas IFES.