Representantes dos Institutos SENAI de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) conheeram projetos que a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) vem desnvolvendo nas áreas de energias renováveis e sustentabilidade.
O grupo foi recepcionado pelo Coordenador do Núcleo de Energia da Fiec, Constantino Frate, e pela Coordenadora do Núcleo ESG-Fiec, Alciléia Farias, que apresentaram o trabalho da instituição no fomento à produção do Hidrogênio Verde no Brasil, além de iniciativas como o Programa de Certificação ESG-Fiec, cuja proposta é incentivar e reconhecer práticas ambientais, sociais e de governança na indústria cearense.
“Essa visita é uma espécie de intercâmbio, uma troca de vivências para entender o que estamos fazendo e o que pode ser implementado no Rio de Janeiro. Nós, da FIEC, também fazemos isso para trazer benchmarking, porque o que está funcionando em um estado pode ser espelhado no outro”, afirma Alciléia Farias.
Segundo a Coordenadora do Núcleo ESG, uma das potenciais parcerias com a Firjan se refere à implementação de um selo que reconheça empresas com projetos de sustentabilidade, aos moldes do criado pela FIEC.
“Eles ficaram bastante interessados em saber como o nosso processo foi criado, quem é o organismo certificador, como está a aderência das indústrias, e, claro, como é possível fazermos uma parceria e sermos mentores nessa implementação no estado do Rio de Janeiro”.