Um grupo de aprovados no concurso realizado pela Prefeitura de Fortaleza em 2024 para o Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPPLAN-For) divulga nota, nas redes sociais, cobrando a nomeação por parte do prefeito Evandro Leitão,
Uma comissão procurou o Blogdoeliomar e repassou a seguinte carta, em tom de apelo e cobrança.
Confira:
Prezado prefeito Evandro Leitão,
Escrevemos esta carta não apenas como aprovados em um concurso municipal, mas como cidadãos e cidadãs de Fortaleza que observam, com crescente preocupação, a falta de transparência e a incoerência nas ações da sua gestão, especialmente no que tange à convocação de concursados.
Os aprovados e aprovadas no concurso do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPPLAN) em 2024, homologado em dezembro do mesmo ano, aguardam ansiosamente a convocação para assumir seus cargos. No entanto, a realidade que enfrentamos é de incerteza e frustração. A promessa de uma administração pública transparente e eficiente parece, nesse momento, distante da realidade.
Em 1o de agosto, o senhor, em discurso na abertura da sessão legislativa, afirmou publicamente a falta de orçamento para nomear novos servidores, exceto aqueles com cronograma já definido. Esta declaração foi reforçada pela secretária da Sepog, Carolina Monteiro, e pelo secretário adjunto, José Moaceny, em reuniões com o SINDIFORT e conosco. A mensagem era clara: não haveria mais nomeações em 2025 devido ao compromisso da gestão com a melhora na análise CEPAG de Fortaleza, que se encontra com nota C.
No entanto, no dia seguinte à confirmação por parte do secretário adjunto, o Diário Oficial do Município, em 19 de agosto de 2025, publicou a nomeação da metade dos aprovados no concurso da Controladoria Geral do Município (CGM). Concurso esse que foi homologado em junho deste ano.
A rigor, a administração pública detém a prerrogativa discricionária de nomear os aprovados dentro do prazo de validade do concurso. Mas o que causa indignação é a discrepância entre o discurso e a prática. Se não havia orçamento para o IPPLAN, cujo plano de cargos e salários (PCCS) é semelhante ao da CGM, por que houve para a CGM? Qual o critério para que a CGM seja nomeada, mas não o IPPLAN, a ACFOR ou a PGM?
Essa falta de comunicação e a omissão de critérios para as nomeações não apenas ignoram os aprovados do IPPLAN, mas também criam um clima de desconfiança na gestão pública. Em um momento crucial para a cidade, no qual se intensifica a revisão do Plano Diretor, o IPPLAN, órgão responsável pela coordenação do processo, continua a sofrer com a falta de pessoal efetivo.
As audiências públicas para o Plano Diretor estão em andamento, e a ausência de profissionais concursados é um obstáculo para o desenvolvimento de um planejamento urbano eficiente e compromete a manutenção posterior do Plano. O senhor mesmo sabe que a falta de pessoal impacta a qualidade do trabalho e o cumprimento de metas (a exemplo dos profissionais da saúde que foram convocados neste ano).
Não se trata de questionar a legalidade das nomeações da CGM, mas de exigir transparência e coerência na gestão pública. Os aprovados do IPPLAN não pedem privilégios, mas sim a clareza e o respeito que merecem como cidadãos e futuros servidores da cidade. O que nos move é a busca por uma administração pública mais justa e transparente.
Acreditamos que a cidade de Fortaleza merece um prefeito que honre seus compromissos e trate a população com a seriedade e o respeito que ela merece.
Aguardamos um posicionamento claro e transparente sobre o futuro dos aprovados do concurso do IPPLAN, principalmente sobre um cronograma de convocações para nomeação e posse.
Atenciosamente,
*Aprovados no Concurso do IPPLAN de 2024
Ver comentários (1)
Cidades sustentáveis exigem planejamento. E isso é URGENTE em Fortaleza 🌱✊🏽 #ConvocaIPPLAN