Categorias: Política

Grupo de Marina Silva sofre derrota no Congresso da Rede Sustentabilidade

Marina Silva sofre derrota na base. Foto: Agência Câmara

A Rede Sustentabilidade encerrou, nese domingo, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília, seu 6º Congresso Nacional. O evento expôs disputas acirradas, judicializações e embates internos que evidenciaram uma divisão profunda dentro do partido. A ala Rede Vive Pela Base venceu com expressiva maioria – 73,5% por cento dos votos, e enfraqueceu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o deputado federal Túlio Gadêlha, dois dos principais nomes públicos da legenda.

O evento chegou a ser suspenso por decisão liminar da Justiça em razão de contestações feitas por integrantes da tendência Rede Vive, ligada a Marina Silva. Eles apontaram irregularidades na realização de conferências estaduais e municipais, especialmente nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.

Contudo, uma nova decisão judicial derrubou a liminar, e o congresso foi mantido. A votação seguiu conforme o cronograma estabelecido, encerrando-se com a vitória da tendência Rede Vive Pela Base, que obteve 73,5% dos votos válidos. A ala ligada a Marina Silva ficou com apenas 26%.

Os delegados do congresso elegeram Paulo Lamac como novo porta-voz nacional da Rede. Eles também escolheram Bruna Paola para o cargo, mas sua confirmação ainda depende da composição final da nova Executiva, conforme as regras internas do partido.

O resultado da votação chamou atenção por contrastar com o peso institucional do grupo de Marina Silva. Além de ocupar o Ministério do Meio Ambiente, a tendência contava com apoio de Túlio Gadêlha, da maioria dos deputados estaduais e da presidência da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

(Com Blog Fala News)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais