O Grupo Edson Queiroz (GEQ) fechou parceria com a Oiltanking Logística Brasil do Grupo OTAMERICA (OTLB) e Copa Energia para a criação da OT Gás Nordeste (OTGN), com sede em Ipojuca, em Pernambuco. A nova empresa, OTGN, segundo a assessoria de comunicação do GEQ, será responsável pelo desenvolvimento, construção e operação de um terminal greenfield com capacidade de 120 mil m3 para armazenamento refrigerado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), no Porto de Suape, cujo investimento é estimado em R$ 1.2 bilhão.
A constituição da joint venture entre GEQ (42,5%), OTLB, do grupo OTAMERICA (42,5%), e Copa Energia (15%) já havia sido aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O projeto visa aumentar a segurança do abastecimento de GLP na região Nordeste ao ampliar a capacidade para oferta local e viabilizar a importação do produto por players independentes por meio de cargas de grande porte (VLGC) totalmente carregadas.
A OTLB será o sócio controlador para as frentes operacional e comercial da empresa, reiterando seus aspectos de operador independente. A decisão final do investimento é estimada para o primeiro semestre de 2025, uma vez cumpridas todas as condições estabelecidas para confirmação da viabilidade do projeto. O início das operações do terminal está previsto para meados de 2027. As empresas estão muito satisfeitas com a nova parceria e esperam desenvolver com sucesso este importante projeto para o mercado de GLP no Brasil.
A Oiltanking Logística Brasil Ltda é uma subsidiária integral da empresa Oiltanking GmbH e está localizada no Rio de Janeiro, Brasil. Já a Copa Energia é uma empresa focada em soluções de energia sustentável sediada no Estado de São Paulo, detentora das marcas Copagaz e Liquigás especializadas na distribuição de GLP no Brasil.