A Kroma Energia vai lançar no próximo dia 7, a partir das 14 horas, no Vale do Jaguaribe, a pedra fundamnetal do Complexo Fotovoltaico Arapuá. Será o maior parque de energia da empresa.
A solenidade, para convidados, reunirá gestores e funcionários da Kroma e personalidades da política cearense, como o senador Cid Gomes (PSB), o deputado federal José Guimarães (PT) e o prefeito de Jaguaruana, Elias do Sargento.
Com previsão de início de operação comercial para o primeiro trimestre de 2026, o complexo, com expectativa de gerar 800 empregos diretos e indiretos, contará com capacidade instalada de 250 MWp e uma produção anual estimada de 537 GWh, suficiente para abastecer mais de 290 mil residências.
Ao todo serão 391.680 módulos fotovoltaicos instalados em uma área de 460 hectares, o equivalente a 644 campos de futebol. A empresa Astronergy será responsável pelo fornecimento dos módulos para o empreendimento.
Sócia da Kroma Energia no projeto, a Goener, empresa fundada em abril de 2020, trabalha com o desenvolvimento de soluções em geração de energias renováveis e fornece energia limpa com inovação, segurança e eficiência, seja com fonte solar, hídrica ou biogás.