Promover a equidade, defender e alavancar os direitos dos povos de terreiro, combater a intolerância religiosa, o racismo e o machismo.
Esses são os objetivos do I Encontro Estadual de Mulheres de Povos de Terreiro, que acontece na quarta-feira (27), a partir das 15 horas, no Centro de Cultura, Arte, Ciências e Esporte (Cuca) do Mondubim.
Com realização do Instituto Carta Magna da Umbanda (ICMU) do Ceara, o encontro busca ainda uma visibilidade aos povos de terreiro, além de garantir o respeito do poder público e da sociedade civil.
Em uma primeiro momento, segundo o presidente do ICMU, Pai Gérson da Mãe Maria, o encontro convidou representantes do Judiciário, da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado e do Governo Federal para debater e chamar a atenção do poder público para a temática do evento e identificar quais ações estão em curso por parte desses órgãos.
O segundo momento acontecerá com a presença das autoridades religiosas de terreiro.
Para mãe Taty “esse encontro visa reivindicar nossos direitos como mulheres de terreiro, lutando contra o racismo, a intolerância religiosa, o machismo e o fascismo que tanto nos atinge. Nossas pautas não são únicas”.
SERVIÇO
Centro de Cultura, Arte, Ciências e Esporte (Cuca) do Mondubim – Rua Prof. Glauco Lobo – Mondubim.