Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Guia dos Bens Tombados do Ceará” será lançado nesta quarta-feira

O professor Romeu Duarte é um dos autores da publicação. Foto: Arquivo

Será lançado nesta quarta-feira, às 19 horas, na sede da Fundação Waldemar Alcântara, em Fortaleza, o livro “Guia dos Bens Tombados do Ceará”. Trata-se de um livro que documenta o patrimônio edificado do Estado.

Resultado de uma pesquisa criteriosa realizada pelos professores da Universidade Federal do Ceará, Beatriz Helena Nogueira Diógenes e Romeu Duarte Júnior, o guia chega como uma importante contribuição para a construção de uma memória bibliográfica do Ceará, nesta área.

Além dos textos sobre cada patrimônio, o leitor encontrará fotografias atuais, em ângulos que, com fidelidade, fornecem a dimensão histórica e o valor arquitetônico dos bens retratados, registrados pelo fotógrafo e jornalista, Jarbas Oliveira. Será possível, ainda, apreciar as plantas arquitetônicas de cada um dos bens.

Para Beatriz Diógenes e Romeu Duarte Júnior, o livro “é também uma ferramenta de empoderamento político na medida em que oferece informações a todos, principalmente a quem se interessa pela produção e preservação de nossa herança edificada, buscando o futuro no presente a partir da fundamental valorização do passado.”

A PesquisaA

Além da arquitetura tradicional de valor histórico-cultural encontrada nas cidades do Ceará, a publicação traz também exemplares do acervo da arquitetura rural em um primoroso projeto visual.

“Estamos entregando para pesquisadores e entusiastas do Patrimônio Edificado do Ceará um livro capaz de instigar-lhes o desejo de viajar espacialmente e imaginariamente, no tempo cronológico. É uma obra que, sem dúvida, demarca a história do nosso Estado, colocando ao alcance das mãos do povo do Ceará, seus bens arquitetônicos de valores inestimáveis”, destacam as editoras, Dora Freitas e Sílvia Furtado.

SERVIÇO

*Fundação Waldemar – Rua Júlia Vasconcelos, 100, Pio XII

*Aberto ao público.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 56 milhões

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 56 milhões

As seis dezenas do concurso 2.711 foram sorteadas na noite desta quinta-feira (11), no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e a estimativa para

Funceme abre seleção para novos bolsistas

Funceme abre seleção para novos bolsistas

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) inscreve para o novo processo seletivo que oferecerá Bolsas de Transferência Tecnológica (BTT) no âmbito do Programa de Pesquisa em Ciências

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou, nessa quinta-feira (11), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lira disse que Padilha é um “desafeto pessoal” e “incompetente”.

Ceará atinge 50% da capacidade total de suas reservas hídricas

Ceará atinge 50% da capacidade total de suas reservas hídricas

Oestado dok Ceará artingiu 50% de sua capacidade total em se tratando de reservas hídricas acumuladas. Foi nessa quinta-feira, segundo divulgou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O

Justiça afasta presidente do Conselho da Petrobras do cargo

Justiça afasta presidente do Conselho da Petrobras do cargo

O presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, foi afastado do cargo por uma liminar expedida nessa quinta-feira (11) pela Justiça Federal de São Paulo. A remuneração dele