Se depender do deputado estadual De Assis Diniz (PT), o deputado federal José Nobre Gyuimarães (PT) será candidato a uma das duas vagas de senador pelo Ceará, no próximo ano.
“Internamente, nos debates no Partido dos Trabalhadores, o nome do deputado Guimarães está consolidado”, disse o também líder do Governo Elmano na Assembleia Legislativa.
Segundo De Assis, o nome de Guimarães vem sendo “construído há anos” com esse objetivo.
De Assis lembra que o PT elegeu 47 prefeitos, incluindo Fortaleza, o que dá condições do partido postular a vaga e ampliar sua força política no Senado. Isso dentro de uma estratégia pró-reeleições do governador Elmano e do presidente Lula.
Abriu mão
Por duas vezes, José Guimarães abriu mão da peleja. Para o Blogdoeliomar, ele já afirmou, inclusive, que só abriria da peleja para “para Deus”.
Em 2022, o petista desistiu em favor de Camilo Santana e, em 2018, fez o mesmo pró-Cid Gomes.
No último fim de semana, o ministro Camilo Santana (Educação) lançou Guiimarãdes para o Senadso, Foi durante festa em que o parlamentar comemorava, em barraca da Praia do Futuro, seus 66 anos de vida.
DETALHE – Em 2026, o Ceará terá duas vagas para o Senado, quando se encerrarão os mandatos de Cid Gomes (PSB) e Eduardo Girão (Novo).
DETALHE 2 – Cid Gomes já lançou, em evento de filiação de deputados estaduais pedetistas ao PSB, o deputado federal Júnior Mano para o Senado.
DETALHE 3 – O deputado federal Eunício Oliveira já manifestou desejo de também póstular o Senado. Ele preside o MDB no Ceará, que é aliado do PT.
DETALHE 4 – Chiquinho Feirtos, que preside o Republicanos, também da base governista, quer entrar na disputa. Ele, quado era do PSDB, chegou a assumir como senador numa licença do tucano Tasso Jereissati.