Categorias: Saúde

Hemoce inicia campanha para incentivar doação de sangue

Hora de buscar novos doadores. Foto: Divulgação

Em clima de Junho Vermelho, uma mobilização nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da doação voluntária de sangue, entrou o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). O órgão abriu campanha em suas unidades de Fortaleza, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá para ampliar o número de doadores e reforçar a importância do gesto solidário de salvar vidas como uma prática regular.

“O Junho Vermelho é um convite para quem ainda não doa sangue, mas tem o desejo de ajudar, dar o primeiro passo. Também é uma oportunidade para os doadores regulares reforçarem esse gesto altruísta. As doações realizadas nesse período são fundamentais para a manutenção dos estoques durante as férias, beneficiando pacientes de cerca de 500 unidades de saúde em todo o Estado. Aproveitamos ainda para parabenizar os doadores voluntários pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no próximo dia 14”, destaca Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce.

Durante o mês de junho, as fachadas de alguns prédios estarão iluminadas de vermelho em alusão ao Dia Mundial do Doador. Equipamentos públicos como Hemoce, Arena Castelão, unidades do Vapt Vupt, estátua do Padre Cícero, Polícia Federal, em Juazeiro do Norte, além da estátua do Cristo Redentor, em Sobral, também receberão a cor. Instituições privadas também participam da iniciativa.

Dia Mundial do Doador

No dia 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para celebrar a data, o Hemoce prepara uma programação especial para receber os voluntários, em Fortaleza e no interior, com ações e serviços de beleza, além de apresentações artísticas e musicais, fotos, lembranças e café da manhã. A data é uma oportunidade para prestigiar e agradecer aos doadores.

As pessoas interessadas em doar podem mobilizar grupos de amigos para montar sua caravana da solidariedade e ajudar a salvar vidas. A partir de dez candidatos, o Hemoce disponibiliza um transporte para buscar e deixar os voluntários no local de origem.

A caravana da solidariedade é um serviço do Hemoce que disponibiliza uma van para buscar e deixar os doadores que desejam se candidatar à doação de sangue. Com o objetivo de incentivar o hábito de doar sangue entre grupos de voluntários, a caravana fica disponível semanalmente, de acordo com o calendário de serviços externos.

Para participar, é necessário ter uma quantidade mínima de dez doadores e agendar o horário do seu grupo entrando em contato com o setor de captação de doadores do Hemoce, por meio dos números: (85) 3208-0801/ (85) 99681-7597 (WhatsApp).

Seja um doador

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Os doadores podem agendar um horário pelo site ou pelos telefones de cada unidade.

SERVIÇO

Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce – Avenida José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo

*Posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores) – Avenida Desembargador Moreira, s/n – Aldeota

*Shopping RioMar Fortaleza, no bairro Papicu, até 15 de junho

*No Interior, os voluntários podem fazer doações nas unidades regionais das cidades de Crato, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais