Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hemoce lança aplicativo de celular para hemofílicos

Fachada do Hemoce

O Hemoce acaba de lançar o aplicativo SOS Hemofilia. Voltado para pacientes hemofílicos, a plataforma visa informar, em tempo real, casos de urgência e emergência ao serviço especializado do Ambulatório de Coagulopatias e Hemoglobinopatias do hemocentro cearense.

A ferramenta SOS Hemofilia foi criada pela equipe de desenvolvimento da Prefeitura de Campina Grande–PB, a mesma que desenvolveu “Júlia”, um aplicativo de denúncia de casos de assédio sexual em ônibus, inspiração que despertou o interesse do Hemoce para a elaboração do app.

Com apenas um clique no celular, os pacientes com hemofilia poderão informar que estão em quadros complexos e se deslocando para unidades hospitalares, garantindo uma conduta célere e adequada. Caso o paciente não tenha condições de clicar no aplicativo, quem estiver acompanhando pode acionar a plataforma, que promete facilitar e agilizar a comunicação do serviço especializado com o hospital. Por meio de georreferenciamento, os profissionais do Hemoce poderão monitorar a localização dos pacientes, contactar os locais de atendimento e auxiliar na condução, em casos de acidentes e sangramentos graves.

Como funciona

Luany Mesquita, diretora de hematologia do Hemoce, explica como vai funcionar a plataforma. “Os pacientes realizarão o cadastro no sistema no momento da consulta no hemocentro. Em situações de emergência, com sangramentos que tenham risco de morte e acidentes, por exemplo, a pessoa acionará o botão SOS e o hemocentro receberá em tempo real a informação, bem como a sua geolocalização. Dessa forma, a equipe do hemocentro poderá orientar a equipe do hospital onde o paciente será atendido para que haja condução correta, bem como enviar imediatamente fatores de coagulação para infusão, o mais precocemente possível”. Ela explica que, atualmente, as pessoas com hemofilia acompanhadas pelo Hemoce contam com uma carteirinha de identificação que deve ser apresentada pelo usuário ao realizar atendimento nas unidades de saúde.

SERVIÇO

*O hemocentro cearense conta com médicos plantonistas que oferecem suporte a todas as intercorrências dos pacientes com hemofilia. Com a plataforma digital, apenas clicando no aplicativo, os hemofílicos conseguirão passar todas essas informações para o profissional que estiver no serviço. Ainda neste mês de dezembro, o Hemoce iniciará o cadastro dos pacientes. A ferramenta digital estará disponível nas plataformas Android e iOS.

*Em Fortaleza, o atendimento é feito na sede do Hemoce, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A farmácia da unidade, responsável pela dispensação dos concentrados de fatores da coagulação aos pacientes, funciona 24h. No interior do Ceará, a assistência é oferecida pelos equipamentos regionais do hemocentro em Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias