Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Herança Maldita”

Miguel Paiva é chargista e jornalista

“Trump, Marie Le Pen, Bolsonaro, essa gente representa o que há de pior da herança maldita que recebemos”, aponta o cartunista e jornalista Miguel Paiva. Confira:

Aconteceu no estacionamento do Shopping da Gávea. Acabei de parar meu carro e ouvi um casal falando alto logo a frente. Percebi que se dirigiam a um funcionário do estacionamento, uma pessoa mais velha de cabelos brancos e muito discreta. Reclamavam alto e começaram a chamar o funcionário de moleque. Ué, moleque normalmente é uma pessoa bem mais jovem. Para uma pessoa mais velha é uma ofensa grave. Quando me inteirei, estavam reclamando porque tinham parado a caminhonete de luxo numa vaga para idosos, e não eram idosos. Foram multados pelo shopping. 

O senhor do shopping se afastou sem responder e chegou junto ao casal um outro funcionário, provavelmente supervisor. Prestei minha solidariedade ao senhor ofendido e fui embora para o meu compromisso ouvindo a madame, aos berros para ninguém, reclamando ainda que ali era o Shopping da Gávea e na Gávea, zona sul do Rio, não se podia admitir uma atitude daquelas. Onde já se viu multar uma pessoa rica dentro do estacionamento do Shopping da Gávea, completei eu. 

Pois é. Já se viu sim e eu mesmo já passei por uma situação parecida e lamentei pedindo desculpas. Hoje tenho o cartão de idoso e faço uso quando encontro vaga. Na boa. Achei muito correta a atitude do shopping em multar alguém que está tirando a vaga de outro que teria direito. Mas a classe média brasileira é a pior possível, com exceções, é claro. Prefere pisar no vizinho do que se juntar a ele para derrubar, por exemplo, a extrema direita. Jamais poderemos contar com isso. A classe média é meritocrata, não tendo mérito algum evidente. É individualista e contra qualquer atitude coletivista que equipare sua condição a outra igual a ela. Por isso vota na extrema direita. Por isso elege Bolsonaros e Mileis. Por isso, precisamos, de fato, fazer um trabalho duro e profundo para conseguir frear essa gente. 

A esquerda se uniu na Grã Bretanha, na França e, se voltarmos um pouco, até mesmo aqui no Brasil para impedir que Bolsonaro continuasse seu projeto de destruição. Esperamos que nos Estados Unidos aconteça o mesmo apesar da incapacidade evidente do Biden. Mas vencer o Trump passa a ser mais importante. Trump, Marie Le Pen, Bolsonaro, essa gente representa o que há de pior da herança maldita que recebemos. Como dizia Millôr Fernandes, o verdadeiro socialismo vai acontecer quando houver vagas para todos nos estacionamentos. Apesar do elitismo que ele também tinha, seu senso crítico e sua genialidade vinha primeiro. A frese se adapta ao que estava dizendo. As pessoas que têm utilitários enormes e blindados não têm mais direitos do que quem tem um Chevette verde água. No estacionamento então, somos todos iguais, menos os idosos e cadeirantes que têm algum justo privilégio sobre os outros. Quem quebra essa regra tem que ser multado sim. Assim vai se fazendo justiça e é isso que queremos, além de derrotar a extrema direita.

Miguel Paiva é chargista e jornalista, criador de vários personagens e hoje faz parte do coletivo Jornalistas Pela Democracia

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias