O presidente Lula inaugura na tarde desta quarta-feira (19), a partir das 14h30min (novo horário, a pedido da Presidência da República), no Itaperi, o Hospital Universitário do Ceará (HUC), conhecido como Hospital da Uece.
A solenidade contará com as presenças do governador Elmano, do prefeito Evandro Leitão, dos ministro Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde), do reitor Hidelbrando Soares (Uece), do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto, além de parlamentares, secretários estaduais, representantes da Academia e sociedade em comum.
Para facilitar a participação, a Reitoria da Uece informa que o campus Itaperi estará aberto neste feriado do dia de São José e disponibilizará um ônibus para deslocamento até o hospital. O transporte partirá da rotatória da Reitoria às 13 horas.
Confira a estrutura do Hospital da Uece
Leitos principais: 652 leitos, sendo 476 de internação em enfermaria e 176 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conforme o nível de atenção.
Leitos complementares: 169 leitos distribuídos entre Casa da Gestante, UCINCA (Canguru), observação, recuperação e hospital-dia.
Área de 78.6 mil metros quadrados (m²) com três torres (clínico, cirúrgico e materno-infantil) e sete pavimentos.
Praça de aproximadamente 3,4 mil metros quadrados, em frente à entrada principal do complexo, sete áreas de estacionamento pavimentadas, com um total de 2.026 vagas.
Duplicação do trecho de acesso ao hospital.
Detalhes de funcionamento
Maior hospital do N-NE.
Situado em localização estratégica na Capital, dentro do campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará e com rápido acesso a rodovias de ligação com a Região Metropolitana de Fortaleza, a unidade prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais públicos da Grande Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.
Outro diferencial é o perfil ensino e serviço em saúde pública, com foco na formação acadêmica de novos profissionais.
O novo hospital é uma unidade de “porta fechada”, ou seja, de atendimento a pacientes regulados (transferidos de outras unidades).
A partir da fase 2, o único serviço “porta aberta” será a urgência obstétrica, seguindo os mesmos critérios do HGCC (perfil terciário, de alta complexidade, funcionando 24h).
O HUC vai receber a cirurgia cardíaca pediátrica do Hospital de Messejana na 3ª fase de implantação de serviços.
5 serviços especializados
Cirurgia Vascular
Oncologia
Hematologia
Urologia
Cirurgia Cabeça e Pescoço
Centro de Imagem completo: Ressonância, Tomografia Computadorizada, 2 Hemodinâmicas, Ultrassom, Ecocardiograma
145 leitos abertos
120 enfermarias cirúrgica e clínica
10 UTI adulto
15 de observação (Cirurgia Vascular, Oncologia, Hematologia, Urologia e Cirurgia Cabeça e Pescoço)
Unidade de quimioterapia ambulatorial
10 consultórios adultos no ambulatório
6 salas cirúrgicas no centro cirúrgico geral
10 leitos de recuperação pós-anestésica
Investimento
Obras + equipamentos + mobiliário: aproximadamente R$ 688 milhões.
Ver comentários (1)
Que a Prefeitura de Fortaleza passe a cuidar das vias de acesso, que sempre foram abandonadas.
E a AMC também pois o fluxo de veículos vai aumentar consideravelmente.