O Hospital de Messejana, situado em Fortaleza, bateu recorde de transplantes de coração neste ano. Realizou 34 procedimentos até a segunda quinzena deste mês, informa o coordenador cirúrgico da Unidade de Insuficiência Cardíaca e Transplante do HM, Juan Mejia.
Segundo ele, ajudou muito nessa conquista a campanha de conscientização pela doação de órgãos em todos os sentidos.
Além do esforço da equipe, atribui-se o crescimento do número de transplantes às iniciativas voltadas à captação de órgãos e a regionalização da saúde. Ocorreram captações no interior do estado, como nos Hospitais Regional do Cariri (HRC) e Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) e fora do estado como aconteceu em outubro, no Rio Grande do Norte.
Números
No geral, o Ceará tem se destacado positivamente nas realizações de transplantes de órgãos e tecidos. Até o momento, já foram realizados 1.955 transplantes, superando o total de 1.726 do ano de 2023, abrangendo todas as modalidades de transplantes.
Entre os destaques, além do transplante cardíaco, estão os transplantes de córnea, que colocam o Ceará no topo do ranking nacional, e os transplantes de fígado, com 232 transplantes já realizados até agora, superando o maior marco de 229 em 2019.
Para doador de órgãos
*Para doar órgãos e tecidos, basta que a pessoa deixe a família ciente do seu desejo, pois a família é quem vai autorizar a doação.