“Hytalo Santos e a influência neopentecostal como aberração sociológica” – Por Ricardo Nêggo Tom

Ricardo Nêggo Tom é músico e estudante de Jornalismo

“As acusações sobre o influenciador são gravíssimas, e destoam das belas profecias que pastores evangélicos fizeram sobre a sua vida”, aponta o estudante de Jornalismo e músico Ricardo Nêggo Tom

Confira:

O influenciador e erotizador de crianças e adolescentes, Hytalo Santos, foi preso nesta manhã junto com seu marido, Israel Nata Vicente, suspeito de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular, produção de vídeos com divulgação em redes sociais e constrangimento de crianças e adolescentes, entre outros crimes. A prisão preventiva decretada contra o influenciador se dá após a viralização do vídeo do também influenciador Felca, denunciando a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais.

Hytalo se dizia evangélico e já protagonizou cenas de unção e fé na internet, sob o comando profético de pastores e pastoras como Renálida Carvalho – conhecida como “a pastora do pix” – que de tanta unção que derramou sobre a polêmica vida do influencer, foi presenteada por ele com um carro avaliado em 200 mil reais. Um mimo que só os escolhidos pelo “senhor” podem desfrutar. As acusações que pesam sobre Hytalo Santos são gravíssimas, e destoam de outra profecia entregue a ele por uma pastora mirim chamada Vitória Souza, que cheia de inspiração divina disse a ele que Deus o havia escolhido para mudar a vida de muitas pessoas.

Se eu tivesse recebido um cachê de 100 mil reais para fazer um teatro gospel na festa de aniversário do tal influencer – conforme especula-se que a mini profeta tenha faturado – eu diria que Hytalo era o meu pastor e nada me faltará. E aqui temos um recorte religioso desse processo de adultização ao qual crianças e adolescentes vêm denso submetidos no mundo virtual e também no real. Meninos e meninas que mal sabem lavar as partes que lhes resguardam os fundilhos, estão sendo alçados à condição de profetas e profetisas, naturalizando condutas desonestamente precoces, e banalizando o verdadeiro evangelho de Cristo. Para piorar, estamos vendo adultos infantilizados e submissos às profecias dessas crianças, a pretexto de estarem obedecendo à Deus.

Um pastor chamado Leonardo Salles, que já foi namorada da funkeira MC Pocahontas, também profetizou na vida Hytalo Santos, e de Kamylinha Santos, a adolescente que foi o pivô das denúncias que o levaram à prisão preventiva. O referido pastor fez a menina se debulhar em lágrimas ao dizer que havia um demônio em sua vida, anunciar que a ação de Deus para expulsá-lo de seu corpo seria tremenda, e que o espírito, sabe-se lá de quem que estava falando com ele naquele momento, pedia para que ela fosse forte. Ao mesmo tempo, o pastor abraça Hytalo – que se fazia parecer um pai adotivo para a menina – como se o incluísse na “benção” que a adolescente receberia.

Talvez o pastor tenha entendido errado a mensagem, e confundido o tal demônio que agia na vida de Kamylinha com o “pai adotivo” da jovem. Para evangélicos que têm fé, mas ainda não perderam a capacidade de raciocinar, a conta é bem simples. E ela resulta em mais um pastor charlatão que não fala em nome de Deus – até porque, ninguém pode falar – e que manipula os fatos de acordo com seus gostos e interesses pessoais. O que faz com que tais “ungidos” do senhor demonizem pessoas boas que não dobram o joelho diante de sua suposta autoridade espiritual, e santifiquem “demônios” pelos quais tem apreço, e que lhes oferecem sacrifícios financeiros que escondam suas más condutas e ações.

O fato é que mais uma vez estamos diante de um recorte da farsa neopentecostal evangélica que graça e desgraça a nossa sociedade. Uma aberração sociológica que vem corrompendo o tecido social brasileiro, sob a égide da fé e da salvação eterna. Uma doença que vem sendo transmitida “em nome de Jesus”, contaminando mente sãs, e potencializando a insanidade em mentes já pouco saudáveis. E a nossa política está cada vez mais infestada com esses princípios religiosamente hipócritas, criminosamente conservadores, tradicionalmente preconceituosos, e fatalmente destruir a harmonia e o respeito entre as diferenças.

Hytalo Santos foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Paraíba, com um voto de aplauso aprovado por unanimidade, e proposto pelo deputado estadual Júnior Araújo (PSB) sob a justificativa de “reconhecimento” do seu trabalho “no cenário midiático nacional” e por ações sociais realizadas em Cajazeiras, sua cidade natal. No requerimento aprovado pela Assembleia, o deputado escreveu que “o jovem Hytalo Santos é uma figura que, indiscutivelmente, representa uma inspiração para os jovens do nosso Estado e de todo o Brasil, principalmente em razão de ter uma origem humilde e atualmente ser um indivíduo de sucesso, estando em destaque na mídia nacional não apenas pelo seu talento, mas também pelos feitos e ações sociais que realiza com frequência”, talvez se referindo aos celulares, carros e ao dinheiro que Hytalo costumava distribuir aos jovens que aparecem em situação de erotização em seus vídeos.

Há muito o que se descobrir nessa história após a prisão do influenciador, mas a resolução para o problema pode ser muito mais complexa do que uma simples regulamentação das redes digitais, quando estamos falando de adultização de crianças e adolescentes e das consequências deste processo a longo prazo em nossa sociedade. Enquanto aqueles que se apresentam como defensores da inocência das nossas crianças continuarem a se esconder por trás de perucas loiras e calcinhas minúsculas, sentirem que “pintou um clima” com elas, e usarem o nome de Jesus para legitimar outras tantas aberrações, sobretudo, no campo político, estaremos instituindo a imbecialização e a infantilização de adultos como paradigma social. Uma caquistocracia que em pouco tempo levará a humanidade ao caos existencial.

Ricardo Nêggo Tom é músico, graduando em jornalismo, locutor, roteirista, produtor e apresentador dos programas “Um Tom de resistência”, “30 Minutos” e “22 Horas”, na TV 247, e colunista do Brasil 247

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias