Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ICC inscreve para único mestrado em Oncologia do Norte e Nordeste

Fachada do Instituto do Cãncer do Ceará, com sede em Fortaleza. Foto: Arquivo

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro para a quarta turma do Mestrado Acadêmico em Oncologia, o primeiro e único curso do Norte e Nordeste com foco exclusivo no estudo do câncer. Ao todo, são ofertadas 20 vagas. As inscrições são gratuitas e os interessados devem se preencher formulário disponível no link: https://icc.org.br/mestrado/.

Para participar da seleção ao mestrado, é necessário diploma de graduação na área da saúde (Medicina, Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Física Médica, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e outros) ou de cursos superiores de tecnologia na área da saúde, além de outras áreas com expertise profissional comprovada em Biologia Celular, Histologia, Patologia, Imunologia e Genética.

Seleção

Os candidatos passarão por avaliação de currículo e documentação, além de entrevista social com banca avaliadora. Também será necessário defender o projeto de pesquisa apresentado na inscrição. O resultado do processo seletivo deve ser anunciado no dia 20 de dezembro. Já as aulas iniciarão no primeiro semestre de 2025. Todo o cronograma e demais detalhes da seleção estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site do ICC.

Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (Portaria Nº 539 de 15 de junho de 2020), o programa de pós-graduação em Oncologia do ICC é ainda o único programa Stricto Sensu em Oncologia do Nordeste do País, sendo considerado o farol para geração de novos conhecimentos e formação sólida de pesquisadores em Cancerologia.

O programa de pós-graduação em Oncologia do ICC desenvolve pesquisas para aprimorar estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, incluindo o estudo das características genéticas e epigenéticas dos tumores e dos pacientes. Além disso, o programa conta um biobanco dedicado ao armazenamento de amostras biológicas para pesquisa de ponta e estudos visando a melhora do prognóstico e da qualidade de vida de pacientes com câncer.

As linhas de pesquisa do programa são:

Biologia Molecular e Genética de Tumores, que investiga as características genéticas e epigenéticas dos tumores e dos pacientes, identificando fatores que influenciam a carcinogênese e a resistência ao tratamento;

Epidemiologia do Câncer, que desenvolve estudos sobre a incidência, mortalidade e fatores de risco do câncer, além de analisar a sobrevida e os custos dos tratamentos oncológicos;

Efeitos Adversos da Terapia Oncológica, que estuda os principais efeitos colaterais dos tratamentos antineoplásicos, buscando entender seus mecanismos para desenvolvimento de estratégias de prevenção e tratamento;

Pesquisa Clínica em Oncologia, que foca na condução ética e regulatória de estudos clínicos, desenvolvendo estratégias para recrutamento e garantindo boas práticas de pesquisa.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias