Categorias: Saúde

ICC vai realizar a primeira cirurgia robótica pelo SUS no Norte e Nordeste

Simulador de Cirurgia Robótica. Foto: Divulgação

A partir de outubro próximo, pacientes oncológicos assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Fortaleza serão beneficiados com a realização de cirurgias robóticas. Pioneiro em técnicas avançadas e tratamentos de alta tecnologia na área do câncer, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) será a primeira instituição filantrópica do Norte e Nordeste a ofertar o procedimento para pacientes do SUS, consolidando seu papel de vanguarda no tratamento oncológico no Brasil.

O ICC já iniciou a capacitação para a formação de novos cirurgiões deste segmento e o aperfeiçoamento do corpo clínico já habilitado para a realização da técnica. O treinamento inclui o uso de um simulador de última geração, para garantir a excelência no uso da tecnologia. A instituição dispõe de um Centro de Formação em Cirurgia Robótica, com todos os recursos necessários para o sucesso dos procedimentos, e que se destaca ainda pela capacitação contínua de médicos em diversas outras especialidades cirúrgicas, como urologia, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, e cirurgia abdominal, além de fortalecer o intercâmbio de conhecimento com outras instituições de ensino no Brasil e no mundo.

“Nosso objetivo com essa iniciativa não é apenas trazer o que há de mais avançado em tecnologia para o tratamento do câncer, capacitando nossa equipe para realizar procedimentos complexos com a precisão e segurança que a cirurgia robótica oferece, mas também garantir que a população atendida pelo SUS tenha acesso a esse tipo de inovação, que antes era restrita a poucos centros de excelência”, afirma o CEO do ICC, Caio Juaçaba.

Menos invasivo

A cirurgia robótica, considerada uma das maiores inovações tecnológicas na medicina moderna, é ainda um procedimento cirúrgico mais preciso e menos invasivo, permitindo alto desempenho em procedimentos de ressecção de tumores e aumentando as chances de cura de pacientes oncológicos, uma vez que reduz o tempo de duração dos procedimentos, facilita a manipulação de áreas de difícil acesso, minimiza efeitos colaterais e proporciona menor tempo de tempo de internação hospitalar, o que resulta no impacto positivo tanto na qualidade de vida dos pacientes quanto na otimização dos recursos do sistema de saúde pública.

Para democratizar o acesso a tratamentos de ponta, o ICC firmou, nessa segunda-feira (23), um termo de colaboração com a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza. O acordo tem como objetivo oferecer cirurgias robóticas programáticas a pacientes do SUS, ampliando o acesso a procedimentos de alta complexidade, realizados com tecnologia de última geração.

DETALHE -Este feito também representa um marco importante na história do ICC, que comemora 80 anos de pioneirismo e cuidado no tratamento do câncer.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais