O Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), encerrou o ano de 2023 com a entrega de 5.280 títulos, beneficiando famílias que agora podem requerer direitos como aposentadoria e crédito rural.
Segundo o superintendente do órgão, João Alfredo, foram entregues títulos de propriedade rural por todo o Ceará: na Região do Cariri, como Salitre, Campos Sales; na Região Central, Solonópole; no Litoral Norte, como Fortim – na Fazenda Chapéu. Os títulos eram esperados há mais de uma década.
Outro número significativo: foram 3.531 novos imóveis medidos. O número é resultado do trabalho de georreferenciamento realizado em campo, quando a equipe vai ao chão do terreno e, com auxílio de equipamentos próprios, identifica a precisão da localidade e do seu tamanho. Em paralelo à medição acontece o cadastramento das famílias, quando nossas técnicas e técnicos se certificam sobre quem mora ali, há quanto tempo e quais os usos tem dado para a terra.
DETALHE – O Idace trabalha apenas nas áreas rurais do Estado, realizando medição de imóveis, cadastramento das famílias que ali habitam e entregando o título de posse para quem a tem, de forma pacífica.