O Ceará vai ganhar, nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, a Plataforma Terra.Ce. Trata-se de uma inovação realizada por meio do programa Cientista Chefe, fruto da parceria institucional entre Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Universidade Federal do Ceará.
A ferramenta, inédita, oferecerá dados georreferenciados e integrados sobre a malha fundiária do Ceará. Com isso, a gestão fundiária deixa de ser fragmentada e passa a operar com maior coerência interinstitucional.
Este ambiente digital unificado foi elaborado pelo professor Wellington Wagner Ferreira Sarmento, da UFC, e reúne diversas informações de bases de dados diferentes (do Idace, Incra e IBGE, sendo prevista a integração de dados com SDA, Cogerh e Seduc), reduzindo a sobreposição de ações e o retrabalho entre órgãos públicos.
Ainda em fase de testes e validações junto à equipe técnica do Idace, a previsão é de que esta sistematização integrada dos bancos de dados contribua para a tomada de decisões estratégicas na política de regularização fundiária do Estado.
Com 46 anos de existência, o órgão de terras do Ceará ganha uma inovação histórica para o aumento da eficiência administrativa, da transparência, do controle social e do apoio à formulação de políticas públicas integradas.
SERVIÇO
*Secretaria do Desenvolvimento Agrário – Avenida Bezerra de Menezes. nº 1820 – São Gerardo, Fortaleza.