Categorias: Educação

Ideb – Sem avanço de 2021 a 2023, Ceará cai duas posições no ranking do ensino médio nacional

Camilo Santana divulga dados do Ideb 2023

O Ceará manteve o índice de 4,4 no ensino médio, de 2021 a 2023, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação, por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A divulgação foi feita pelo ministro Camilo Santana e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácio.

No entanto, o Estado que se encontra na terceira posição em 2021, agora caiu para a quinta colocação. Nenhum estado brasileiro atingiu a meta de 5,2.

Com um avanço de 6.5%, Goiás assumiu a liderança do ranking nacional do ensino médio, ao apresentar um índice de 4,8.

A grande surpresa foi Pará, que saltou da vigésima sexta posição para a sétima posição no ranking, diante de um avanço de 43% em seu desempenho. O estado da Região Norte tinha um índice de 3 e agora aparece com 4,3.

A maior queda ocorreu no Rio de Janeiro, antes na décima segunda posição e agora na penúltima colocação do ranking, diante 3,9 em 2021 para os atuais 3,3.

Ensino Fundamental

A boa notícia ficou por conta do ensino fundamental, quando o Ceará é destaque anos iniciais (1º ao 5º ano), com índice de 6,6 e no segundo lugar no ranking nacional, além de primeiro colocado com relação à rede pública. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o Ceará alcançou um índice de 5,5 e divide a primeira posição com Paraná.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais