Empresas instaladas no Ceará, que estão recrutando talentos na área de tecnologia, apresentaram durante a segunda edição do Recruiting Day as suas oportunidades a cearenses em busca de uma vaga no mercado de trabalho. A iniciativa do projeto Geração Tech aconteceu na quarta-feira (3), na Casa da Indústria, em uma parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) com o Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
“É um projeto inovador, não só no Ceará, mas em nível nacional. O Geração Tech já está em sua terceira fase, com mais de 80% dos alunos formados inseridos no mercado de trabalho e esse evento, hoje, vem para mostrar que o Sistema FIEC não só capacita as pessoas, mas também faz toda essa conexão com as empresas. Nós precisamos compreender que a inteligência artificial está entrando em nossas vidas de uma maneira sem volta e precisamos utilizá-la para gerar oportunidades. Já formamos 2.700 alunos e ficamos muito felizes com a repercussão que o programa vem alcançando junto à população. Temos a certeza de que estamos entregando exatamente o que a juventude, os cearenses e as empresas precisam”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.
O evento reuniu mais de 500 pessoas e aproximou a oferta da demanda do mercado de trabalho, proporcionando conexões diretas entre empresas instaladas no Ceará e profissionais da área de tecnologia, em especial os alunos formados pelo Geração Tech.
“O Geração Tech é mais do que um projeto de capacitação em tecnologia, ele é um instrumento de transformação social. Por isso, ele muito nos orgulha. Quando oferecemos uma ação como esta, conectada com as demandas do mercado, estamos abrindo portas para que jovens e adultos construam novas trajetórias de vida. Cada aluno que conclui a formação e consegue uma oportunidade de trabalho representa não apenas uma conquista individual, mas um impacto positivo em sua família e na sociedade. É isso que nos move: transformar talentos em protagonistas do futuro digital do Ceará. Isso não seria possível sem o trabalho de todo o time do IEL, ao qual sou sempre muito grata”, ressaltou a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.
O Recruiting Day contou com a presença de especialistas convidados, a exemplo de Isaac Maciel, gerente de projetos de TI na B3 – Bolsa de Valores, que falou aos participantes sobre gestão de projetos e processos de TI. Já o gerente de engenharia de software da Solar Coca-Cola, Márcio Maia, apontou como práticas de Fullstack e DevSecOps têm transformado a área e impulsionado carreiras. “Hoje, todo o processo de integração e entrega é automatizado, desde a revisão do código até sua publicação em produção. Isso garante agilidade e mais segurança para as empresas e para os profissionais que atuam nessa área”, disse Maia.