Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

IFCE aprova mestrado profissional em Educação Inclusiva

Wally Menezes é o reitor do IFCE. Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Paracuru, aprovou a criação de um curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) em rede com a Universidade Estadual Júlio Mesquita, um passo crucial para o avanço da inclusão social no Brasil. Com este novo curso, o IFCE reafirma seu papel como uma instituição de vanguarda na formação de profissionais que farão a diferença na construção de um Brasil mais inclusivo.

O curso foi desenvolvido em resposta à crescente demanda por profissionais capacitados para lidar com as complexidades da educação inclusiva, que visa incluir alunos com diferentes necessidades ducacionais em ambientes escolares regulares. Este novo programa oferece uma formação avançada e específica para educadores, gestores e outros profissionais da área, preparando-os para criar e implementar práticas pedagógicas inclusivas que respeitem as diversidades físicas, cognitivas, e emocionais dos estudantes.

A aprovação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pelo IFCE Campus Paracuru não apenas fortalece a oferta educacional do Estado, mas também envia uma mensagem poderosa sobre o compromisso do Brasil com a inclusão. O curso atenderá uma ampla gama de profissionais, capacitando-os a transformar suas práticas e influenciar positivamente as instituições educacionais, desde o ensino
básico até o superior.

A primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva deverá iniciar suas atividades no próximo semestre (2025.1), sob coordenação da professora-doutora Sinara Duarte, e as expectativas são altas quanto ao impacto positivo que este curso trará para a comunidade educacional e para a sociedade cearense e brasileira como um todo.

Público

O programa é voltado para a formação de educadores, gestores e outros profissionais da educação, com foco em desenvolver e aplicar práticas pedagógicas que promovam a inclusão de estudantes com diferentes necessidades educacionais, garantindo uma educação de qualidade para todos, terá oferta gratuita, direcionada aos profissionais que atuam na educação básica.

O PROFEI enfatiza a importância de uma abordagem inclusiva nas escolas e outras instituições educacionais, preparando seus alunos para enfrentar os desafios da diversidade em sala de aula e promover um ambiente que respeite e valorize as diferenças. O curso também busca integrar a teoria e a prática, proporcionando aos participantes a oportunidade de desenvolver projetos e pesquisas que possam ser aplicados diretamente em suas práticas profissionais.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias