Categorias: Educação

IFCE abre duas mil vagas para cursos gratuitos de inclusão e neurodiversidade

Fachada do IFCE Fortaleza

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) anunciou nesta segunda-feira (14) a abertura de duas mil vagas para cursos de extensão gratuitos sobre inclusão e neurodiversidade, a serem oferecidos no segundo semestre, na modalidade a distância, voltados a educadores e profissionais da rede pública de ensino. A seleção está prevista para julho.

A iniciativa busca promover a formação continuada de interessados da área da educação nas temáticas da diversidade e da acessibilidade. As aulas terão início em agosto e serão realizadas integralmente a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), divididas em cinco módulos.

Os cursos “Formação continuada para professores numa perspectiva inclusiva” e “Formação continuada em educação inclusiva: formando professores para a neurodiversidade” terão, ao todo, 180 horas/aula cada. O primeiro é voltado à conscientização sobre práticas pedagógicas inclusivas no acolhimento e acompanhamento de estudantes da educação especial. O segundo aborda a inclusão e o desenvolvimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).

Financiados pela Rede Nacional de Formação de Educação Continuada (Renafor), os cursos são resultado de dois projetos submetidos pelo Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), do IFCE, focados no desenvolvimento de ações para a construção de uma educação pública mais democrática, inclusiva e anticapacitista. Com isso, pretende-se conscientizar educadores e profissionais da rede pública de ensino quanto à necessidade de desenvolverem estratégias permanentes de respeito e valorização das especificidades de cada estudante.

(Com o IFCE)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais