O IFCE abriu processo seletivo para o exame nacional de acesso ao Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva para o ano de 2025. São 20 vagas em oferta pelo Instituto de um total 570 vagas distribuídas entre 23 renomadas instituições em todo o País.
O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) é um programa stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo oferecer formação continuada para professores que atuam em sala de aula na rede pública municipal, estadual e federal de ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.
O novo curso foi anunciado com entusiasmo pelo vice-coordenador do PROFEI no IFCE, professor e doutor em educação, Igor de Moraes Paim: “sabemos que esse mestrado inaugura uma nova era no Instituto Federal de Ceará, porque atende a um senso de propósito ético que visa cuidar, de maneira qualificada, das pessoas que mais precisam. Por meio da pesquisa científica, queremos impactar o processo educacional do nosso país fortalecendo a educação inclusiva.”
Quem pode se inscrever?
Interessados(as) que tenham diploma de graduação em licenciatura e que sejam professores atuantes da rede pública de ensino na Educação Básica, poderão participar do processo seletivo entre os dias 21 de outubro e 7 de novembro.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas através da página https://seletivo.profei.com.br/, mediante o pagamento de R$ 110,00 (cento e dez reais). O(a) participante deverá, ainda, escolher uma entre as três linhas de pesquisa abaixo:
Linha I | Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Linha II | Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
Linha III | Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva
Os critérios de seleção estão divididos em quatro etapas, sendo elas: homologação da inscrição; análise de documentos para pontuação; análise da proposta de pesquisa; e entrevista. Você pode conferir mais detalhes no capítulo 4 do edital.
Vale ressaltar que o PROFEI utiliza como sistemática o ensino híbrido, com aulas e encontros síncronos ou assíncronos, além de aulas e orientações no formato presencial, agendadas pelos docentes e/ou orientadores, conforme determinação do colegiado local de cada uma das instituições associadas que integram a rede nacional.
SERVIÇO
*Confira o edital completo e acompanhe o processo seletivo aqui
*Para mais informações sobre o programa acesse aqui.