O Instituto Federal do Ceará voltou a contribuir para a inclusão e a recolocação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica Por meio do Programa Mulheres Mil (PMM), o Instituto Federal do Ceará vai capacitar, até o fim de 2025, mais de duas mil mulheres em cursos de curta duração em todo o Estado.
Instituído nacionalmente em 2011 e relançado em 2023, o PMM busca oferecer formação profissional pública, gratuita e de qualidade especialmente para as mulheres que tiveram poucas oportunidades de escolarização e acesso ao mundo do trabalho. O público atendido é formado por mulheres a partir de 16 anos em contexto de pobreza e extrema pobreza, responsáveis pelos cuidados domésticos, vítimas de violência, campesinas, refugiadas, privadas de liberdade, agricultoras, quilombolas, indígenas, ribeirinhas, dentre outras.
Cada curso possui carga horária de 160 horas, com duração estimada entre três e quatro meses, e constam no Guia Pronatec de Cursos FIC, que estabelece as formações de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). No IFCE, foram ofertadas qualificações profissionais em diferentes áreas, como Agente de Alimentação Escolar, Assistente Administrativa, Cuidadora de Idoso, Eletricista Instaladora Predial de Baixa Tensão, Produtora de Derivados do Leite, Marisqueira e Recepcionista.
O recurso federal do Programa Mulheres Mil só pode ser usado em material didático e auxílio financeiro para as alunas. Em contrapartida, o IFCE fornece fardamento, transporte, alimentação e, em caso de necessidade, visita técnica. Em 2024 foi executado um orçamento de R$1.494.400. Para 2025, o orçamento previsto é de R$1.689.920. Ao final desse período e após a conclusão de quatro ciclos de oferta, serão 2.291 mulheres beneficiadas em todo o estado.
SERVIÇO
*Agência IFCE – E-mail: agencia@ifce.edu.br