Categorias: Educação

IFCE lança edital do SISU 2025

Fachada do IFCE Fortaleza

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) publicou o edital referente ao processo seletivo IFCE/SISU 2025.1, para preenchimento de mais de seis mil vagas em 144 cursos superiores da Instituição. Será utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

As oportunidades de graduação estão divididas entre as unidades de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002. É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio.

A inscrição deverá ser realizada no endereço eletrônico do SISU, de 17 a 21 de janeiro.

Os cursos, os turnos e o número de vagas totais ofertados por meio do SiSU constam no Termo de Adesão do IFCE ao SISU 2025 (disponível na página eletrônica https://portal.ifce.edu.br/processos-seletivos/sisu-2025/, onde você também confere o edital e os anexos).

Reserva de vagas

Serão destinadas 50% (cinquenta por cento) das vagas ofertadas em cada curso e turno para pessoa candidata que tenha cursado e concluído com êxito todas as séries do ensino médio regular ou equivalente (técnico, magistério ou da educação de jovens e adultos – EJA) em escola(s) pública(s) brasileira(s) da esfera federal, estadual ou municipal ou escola(s) comunitária(s) que atua(m) no âmbito da educação do campo conveniada(s) com o poder público, ou que tenha obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Com infomações dosite do IFCE).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais