Categorias: Educação

IFCE oferece 2.000 vagas em cursos gratuitos para professores

Todos sempre precisam de qualificação. Foto: Arquivo

O Instituto Federal do Ceará está oferecendo 2.000 vagas em cursos gratuitos para professores e gestores da rede pública de ensino, com vínculo temporário ou efetivo, que atuem na educação básica ou no atendimento educacional especializado no Ceará.

Os cursos são ofertados 100% a distância por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), do IFCE, como parte do programa Rede Nacional de Formação de Professores (Renafor). São dois cursos com inscrições abertas até o dia 27 próximo, que abordarão temáticas da inclusão de alunos com deficiência e da neurodiversidade. As aulas terão início em agosto.

Abordagem dos cursos

As vagas são distribuídas igualmente entre os cursos “Formação continuada para professores numa perspectiva inclusiva”, gerenciado pelo campus de Paracuru, e “Formação continuada em educação inclusiva: formando professores para a neurodiversidade”, gerenciado pelo campus de Maranguape.

O primeiro traz abordagens sobre práticas pedagógicas inclusivas voltadas às deficiências intelectual, visual e auditiva/surdez. O segundo, para a inclusão e o desenvolvimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).

Ambos os cursos terão duração de cinco meses, perfazendo 180 horas/aula, com o objetivo de oferecer aos educadores da educação básica da rede pública de ensino uma fundamentação teórico-metodológica para a construção de práticas pedagógicas inclusivas voltadas para o acolhimento e o desenvolvimento de estudantes da educação especial.

Assim, pretende-se fortalecer o comprometimento com a inclusão e a equidade, de modo a valorizar a diversidade e promover o respeito às individualidades dos estudantes, mediante a implementação de estratégias pedagógicas adaptadas a sua aprendizagem.

Ambiente virtual

As aulas ocorrerão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e também em outras plataformas indicadas pela coordenação do curso, havendo previsão de aulas síncronas, com professores e estudantes interagindo simultaneamente em dias e horários previamente agendados, bem como de aulas assíncronas, com a utilização de recursos didáticos produzidos e disponibilizados no AVA.

A estrutura curricular dos cursos inclui um módulo voltado para a ambientação em educação a distância, além de módulos específicos direcionados a cada uma das temáticas de cada capacitação.

SERVIÇO

*Editais e anexos:

Curso de Formação de Professores numa Perspectiva Inclusiva – clique aqui
Curso de Formação em Educação Inclusiva para Neurodiversidade – clique aqui

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais