Categorias: Educação

IFCE oferece 495 vagas em cursos técnicos EaD

Wally Menezes é o reitor do IFCE. Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu a oferta de 495 vagas para os cursos técnicos à distância gerenciados pelo Centro de Referência em Educação a Distância (CReaD). Os cursos com oportunidades em aberto são os técnicos em Eventos, em Administração, em Meio Ambiente, em Informática para Internet, em Restaurante e Bar e em Secretaria Escolar, cujas aulas terão início já no próximo semestre, 2026.1.

A seleção de novos alunos será realizada por meio da análise do histórico escolar, não havendo aplicação de provas. Para isso, os interessados deverão realizar a inscrição no formulário disponível em qselecao.ifce.edu.br, a partir desta segundap-feira, mediante o envio da documentação exigida no edital. O prazo de inscrição vai até29 de outubro.

Os cursos são totalmente gratuitos, ou seja, sem cobrança de taxas de matrícula ou mensalidades. Também não há cobrança de taxa de inscrição na seleção em aberto.

Oportunidades

Os campi com oportunidades na seleção são: Baturité (com 40 vagas), Cedro (25), Fortaleza (75), Guaramiranga (40), Maranguape (120), Paracuru (35), Quixadá (40), Sobral (40), Tabuleiro do Norte (40) e Tianguá (40). Para concorrer, é preciso que os candidatos tenham o Ensino Médio concluído, havendo previsão de cotas para egressos de escolas públicas, com porcentagem de vagas destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas, pessoas com deficiência e quilombolas.

As aulas a distância serão realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em plataformas indicadas pelas coordenações dos cursos, com momentos síncronos e assíncronos. A integralização da carga horária inclui, ainda, atividades presenciais agendadas, que serão realizadas no campus no qual o aluno selecionado for matriculado. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 10 de dezembro, com publicação no portal do IFCE.

SERVIÇO

*Inscrições: das 8h de 13/10 até as 23h59 de 29/10

*Edital – clique aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais