Categorias: Cidadania

IFCE oferece curso sobre inclusão para professores

Fachada do IFCE Paracurur que oferece curso EaD. Foto: Divulgação

Professores e gestores da rede pública de ensino, com vínculo temporário ou efetivo, que atuem na educação básica ou no atendimento educacional especializado, no Ceará, podem concorrer a uma das mil vagas abertas para o curso gratuito Formação Continuada para Professores numa Perspectiva Inclusiva, ofertado 100% a distância, pelo campus de Paracuru do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

As inscrições no processo seletivo seguem até domingo próximo e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no link: forms.gle/rUpVACM7qcUsrXbJ7. É preciso que o candidato envie toda a documentação obrigatória no formato indicado no edital. Como pré-requisito para a participação na seleção, o interessado deve ter disponibilidade de 10 horas semanais para atuação no curso, bem como conhecimentos básicos em informática e em acesso à internet para a participação nas aulas. Além disso, deve possuir diploma de ensino superior completo.

O curso é em parceria com o Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) da instituição, por meio do programa Rede Nacional de Formação de Professores (Renafor) e é totalmente gratuito.

Curso EaD

O curso será realizado na modalidade a distância, com duração de cinco meses, perfazendo 180 horas/aula, e seu início está previsto para o mês de agosto. O objetivo é oferecer aos educadores da educação básica uma fundamentação teórico-metodológica para a construção de práticas pedagógicas inclusivas voltadas para o acolhimento e o desenvolvimento de estudantes da educação especial. Assim, pretende-se fortalecer o comprometimento com a inclusão e a equidade, de modo a valorizar a diversidade e promover o respeito às individualidades dos estudantes, mediante a implementação de estratégias pedagógicas adaptadas à aprendizagem de cada um.

As aulas ocorrerão no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e também em outras plataformas indicadas, havendo previsão de aulas síncronas, com professores e estudantes interagindo simultaneamente em dias e horários previamente agendados, bem como de aulas assíncronas, com a utilização de recursos didáticos produzidos e disponibilizados no AVA. A estrutura curricular do curso inclui módulos de ambientação em educação a distância; de introdução à educação inclusiva; de estratégias para alunos com deficiência visual; de estratégias para alunos com deficiência auditiva/surdez; e de estratégias para alunos com deficiência intelectual.

SERVIÇO

*Edital e anexos clique aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais