Alunos, professores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) escolhem, nesta quinta-feira, o reitor e os diretores-gerais de 30 campi da instituição para o quadriênio 2025-2029.
Três chapas estão na disputa para reitor; Wally Menezes, que tenta reeleição; Joaquim Rufino Neto, do IFCE do Crato; e Walmir Arruda Sousa Neto, do IFCE de Canindé.
Até as 20h30, os eleitores votarão de forma on-line, pela segunda eleição consecutiva, por meio da plataforma Helios Voting (o acesso será feito pelo link https://eleicoes.ifce.edu.br/), já aplicada de forma segura e confiável pelo IFCE em diversas consultas à comunidade acadêmica, inclusive nas eleições para reitor e diretores-gerais de 2020.
Diretores-gerais
Serão também escolhidos diretores-gerais em 30 unidades do Instituto: Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim. Conheça aqui os candidatos.
Eleição paritária
A eleição no Instituto é paritária – ou seja, os votos de alunos, professores e técnicos administrativos têm peso igual. O resultado deve ser divulgado ainda na noite desta quinta. A apuração será realizada no Polo de Inovação e, como de costume, será ágil e feita de forma on-line, com transmissão ao vivo pela TV IFCE, no YouTube, tão logo a votação seja encerrada. Candidatos e seus representantes poderão acompanhar a apuração no local, caso desejem.
Cada campus e a Reitoria estão disponibilizando um computador com internet, sob responsabilidade da Comissão Eleitoral Central e das Comissões Eleitorais de Campi, para garantir a possibilidade de votação aos eleitores que tenham dificuldade de acesso à internet.