Categorias: Fortaleza

Igreja do Rosário, templo religioso mais antigo de Fortaleza, está fechada

A Igreja do Rosário, templo religioso mais antigo de Fortaleza e tombado como patrimônio histórico e cultural, está fechada. Nem missas acontecem mais no templo.

A decisão foi tomada pelo reitor, o padre Clairton Alexandrino, em razão do enársio de deteriorização e  uma verdadeira invasão de fezes e urina que atingiram o prédio.

Há uma obra de reforma no entorno, que deverá beneficiar a Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz), e, por conta disso, acabou deixando toda a área isolada e cercada.

Moradores de rua, no entanto, transformaram o local em banheiro público.

Reforma

Datado de 1753, o templo católico localizado na Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões), no bairro Centro, está há mais de 19 anos sem reforma. É gerenciado pela Arquidiocese de Fortaleza.

Há um projeto de reforma aguardando na burocracia da Prefeitura.

Uma emenda impositiva do vereador Danilo Lopes, no valor de R$ 1 milhão, também aguarda que o prefeito Sarto autorize a liberação.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais