Categorias: Política

Infidelidade partidária – AGIR36 pedirá mandato do presidente do Legislativo de Juazeiro do Norte

Felipe Vasques é presidente do Legislativo de Juazeiro do Norte. Foto: Reprodução

O partido AGIR36 divulgou em nota, nesta sexta-feira (13), que solicitará à Justiça Eleitoral o mandato do presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques, por infidelidade partidária.

O problema surgiu depois que o presidente do Legislativo de Juazeiro do Norte disse em entrevista que teria sido comunicado informalmente que o partido não lhe daria legenda para as disputas das eleições deste ano, quando buscaria uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Doutorando em Direito Constitucional, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Felipe Vasques entende que poderia se desfiliar do AGIR36, diante de a legenda não ter atingido a cláusula de barreira, quando a lei restringe a atuação e o funcionamento de partidos políticos que não obtiverem determinada porcentagem de votos para o Congresso Nacional.

“A gente percebe uma certa perseguição. (…) Entramos na Justiça, pedindo a desfiliação partidária por uma série de questões, dentre elas que o partido não atingiu a cláusula de barreira, então não haveria a necessidade da manutenção do partido”, afirmou Vasques.

Infidelidade partidária

Não é o que entende o presidente do AGIR36, Carlos Kléber, empresário e ex-vice-prefeito de Sonolópole, que anunciou o “ajuizamento de ação com o objetivo de reaver o mandato parlamentar, considerando que este pertence ao partido no sistema proporcional”.

“O partido recebeu com surpresa o pedido de desfiliação apresentado por Felipe Vasques, especialmente pelo fato de a tentativa ter ocorrido por via judicial e já ter tido liminar negada pela Justiça”, apontou Carlos Kléber.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais