Categorias: Clima

Inmet alerta sobre chuvas intensas: Ceará tem alerta de baixa umidade

Expectativa de chuvas intensas nesta semana Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para chuvas intensas que atingem áreas do Sudeste neste fim de semana e seguem até a próxima segunda-feira.

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais podem ter chuva forte acompanhada de ventos de até 100 quilômetros por hora.

Em regiões como Campinas, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e a Região Metropolitana do Rio há risco de alagamentos, queda de árvores e falta de energia.

O alerta vale também para estados do Norte e do Centro-Oeste. Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e Roraima podem registrar chuva intensa.

No Distrito Federal e em grande parte de Minas Gerais, o aviso é de acumulado de chuva com risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas, principalmente em áreas vulneráveis.

Nessas situações, a Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas, não atravessar ruas inundadas e não se abrigar debaixo de árvores durante tempestades. Também é importante ficar atento a encostas e margens de rios.

Nordeste

Nesta segunda-feira, dia 26, o alerta continua.

O aviso de chuvas intensas com perigo potencial atinge estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

Já no Mato Grosso do Sul e em áreas do Nordeste, como Ceará, Bahia e Pernambuco, o alerta é de baixa umidade. Os índices podem ficar entre 20 e 30 por cento.

Nessas regiões, a recomendação é beber bastante água, evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia e umidificar os ambientes, sempre que possível.

(Agência Brasill)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais