Instituto Mirante lança nesta terça-feira o Guia de Acessibilidade Cultural

Tiago Santana preside o Instituto Mirante. Foto: Divulgação

O Instituto Mirante vai lançar, às 14 horas desta terça-feira, na Pinacotecado Ceará, na Capital cearense, o Guia de Acessibilidade Cultural. Composto por princípios, diretrizes e recursos práticos que orientam a criação de ambientes, programações e condutas acessíveis nos equipamentos culturais, o Guia é mais um passo importante na consolidação da “Cultura do Acesso”.

O documento foi elaborado como material de apoio para fortalecer a acessibilidade transversal e garantir a equiparação de oportunidades no campo cultural e artístico. É um documento vivo, construído a partir da escuta e da convivência com pessoas com deficiência, além de referências técnicas, teóricas e legais.

“Nosso grande objetivo é criar uma verdadeira cultura do acesso. Que a acessibilidade não seja entendida como algo paralelo, mas como parte da própria forma de fazer cultura”, afirma Daina Leyton, que responde Assessoria de Educação e Acessibilidade do Instituto Mirante. Instituto Mirante

Em parceria com a Secult Ceará, o Instituto Mirante,uma Organização Social sem fins lucrativos, é responsável pela gestão e execução de atividades de equipamentos públicos culturais do Ceará, como do Centro Cultural do Cariri, além do Sobrado Dr. José Lourenço, Museu da Imagem e do Som do Ceará e Complexo Cultural Estação das Artes, composto por Estação das Artes, Pinacoteca do Ceará, Mercado AlimentaCE, KUYA – Centro de Design e Museu Ferroviário.

SERVIÇO

*Pinacoteca do Ceará – Rua 24 de Maio, s/n – Centro – Fortaleza

*Entrada gratuita e aberta ao público (sujeita à capacidade do local).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais