Inteligência artificial: André e Evandro trocam acusações de mau uso da tecnologia

Evandro e André trocam acusações de mau uso da IA

Os candidatos a prefeito de Fortaleza, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), trocaram acusações na tarde desta segunda-feira (21) do mau uso da inteligência artificial (IA) para ataques.

Em entrevista coletiva, André acusou um filiado do PT, no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, de ter disseminado uma fala falsa com uso de inteligência artificial, em que o candidato do PL admitia a liderança de Evandro Leitão em pesquisa interna do partido. Segundo André Fernandes, a prática conhecida como deepfake (conteúdo falso) foi propagada a partir do grupo oficial da campanha do PT de Fortaleza. De acordo ainda com André, a Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral foram acionados.

Já o candidato Evandro Leitão disse por meio das redes sociais que André Fernandes estaria se vitimizando e que foi atacado com falsa reportagem sobre facções no Ceará, com uso de inteligência artificial para modificar falas na suposta matéria.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

Esse website utiliza cookies.

Leia mais