Categorias: Economia

IPECE e IBGE vão realizar a maior Pesquisa de Orçamentos Familiares do Ceará

Hora de conferir orçamento doméstico.

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) darão entrevista coletiva nesta terça-feira (8), às 10 horas, na sededo Ipece, para falar sobre a realização da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024/2025. O objetivo é apresentar a maior pesquisa de orçamentos familiares do Brasil: como será sua organização no território nacional, quem deve participar e a importância da pesquisa, que entrará em campo no dia 5 de novembro deste ano. Em todo o Brasil mais de 100 mil famílias vão ser pesquisadas.

Dentre os presentes, diretor-geral do Ipece, Alfredo Pessoa, e o superintendente do IBGE no Ceará, Francisco José Moreira Lopes, além de técnicos que atuam no planejamento, execução e acompanhamento da pesquisa.

Pesquisa

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) tem por objetivo mensurar as estruturas de consumo, dos gastos e dos rendimentos das famílias e possibilita traçar um perfil das condições de vida da população brasileira a partir da análise de seus orçamentos domésticos. Ela fornece informações sobre a composição orçamentária doméstica, a partir da investigação dos hábitos de consumo, da alocação de gastos e da distribuição dos rendimentos, segundo as características dos domicílios e das pessoas, bem como sobre a percepção das condições de vida da população brasileira.

Além disso, a POF viabiliza o desenvolvimento de estudos sobre a composição dos gastos das famílias segundo as classes de rendimentos, as disparidades regionais e nas áreas urbanas e rurais, a extensão do endividamento familiar, a difusão e o volume das transferências entre as diferentes classes de renda e a dimensão do mercado consumidor para grupos de produtos e serviços, ampliando o potencial de utilização de seus resultados.

SERVIÇO

*Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) – Avenida General Afonso Albuquerque Lima, s/n – Edifício Seplag, Térreo – Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais