Categorias: Economia

Isenção no IPVA não aumenta procura de veículos fabricados em 2011 em Fortaleza

Pátio com carros à disposição. Foto: Freepik

Com uma frota de mais de 2,3 milhões de veículos em todo o Ceará, a Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) ainda não apresentou a quantidade de carros de passeio com isenção no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. Estarão isentos de alíquotas, veículos com fabricação de 2011 para mais antigos.

A isenção, no entanto, não aumenta a procura por veículos com fabricação mais antiga. É o que aponta o revendedor Celso Montezuma, da Atlanta Veículos, no bairro Parque Araxá.

“O comprador não procura isenção de IPVA, para adquirir um veículo com 15 anos de uso. Mas, sim, o estado de conservação do automóvel. Esse é o principal diferencial na compra”, comentou Montezuma.

A Sefaz-CE estima uma arrecadação de R$ 2,24 bilhões, representando um aumento de 11,91%, com relação ao ano de 2025.

Confira as datas de pagamento:

Cota única (5% de desconto): 30 de janeiro;
1ª parcela: 13 de fevereiro;
2ª parcela: 13 de março;
3ª parcela: 13 de abril;
4ª parcela: 13 de maio;
5ª parcela: 12 de junho.

O valor da parcela não poderá ser inferior a R$ 100.

Alerta

Ao pagar o IPVA por Pix, que pode ser feito em qualquer banco, verifique se no nome do favorecido está escrito Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, e se o CNPJ é 07.954.597/0001-52.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais