O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que terá a pedra fundamental lançada na tarde desta sexta-feira (19), pelo presidente Lula e pelos ministros Camilo Santana (Educação) e José Múcio (Defesa), em solenidade na Base Aérea de Fortaleza, não será somente uma extensão da unidade de São José dos Campos/SP, fundada há 74 anos, pelo cearense Marechal-do-Ar, Casimiro Montenegro Filho.
Segundo o ministro da Educação, o Ita de Fortaleza, a segunda unidade em todo o país, irá oferecer cursos novos a serem divulgados posteriormente.
A solenidade na Base Aérea de Fortaleza, antes prevista para as 13h30min, deverá ocorrer após as 15 horas, diante do atraso na agenda do presidente Lula.
O governador Elmano, que apresentava um quadro de pneumonia e se recuperava da doença, teve uma melhora no quadro de saúde e confirmou presença no evento.
Já o deputado José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara Federal, cancelou sua presença, diante de uma infeção intestinal.
O deputado federal José Airton Cirilo deverá receber o presidente Lula, em nome da bancada cearense do PT na Câmara Federal.
Secretários estaduais também se farão presentes na recepção de Lula, a exemplo do secretário executivo do Turismo Jonas Dezidoro, também vice-presidente do PT do Ceará.