“A implantação do ITA em solo cearense é mais um alicerce para o que estamos construindo junto a diversos atores de poder público, setor produtivo e academia, em prol do desenvolvimento econômico e social do Ceará. Nós vivemos hoje uma grande mobilização em torno da produção do hidrogênio verde, dos investimentos que já estamos recebendo aqui para a produção de energia limpa. E para que tudo isso ocorra nós vamos precisar de gente pronta para trabalhar nas áreas de tecnologia e inovação. O SENAI faz esse papel e agora teremos a Aeronáutica como grande parceiro e realizador dentro do nosso Estado”.
A declaração é do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, que nessa quinta-feira (19) participou no Palácio da Abolição da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das obras de implantação do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em Fortaleza.
A solenidade contou com a presença do governador Elmano, e dos ministros Camilo Santana (Educação) e José Mucio (Defesa), além do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.
“A FIEC e a CNI foram grandes parceiras. Nós conversamos tudo com o setor produtivo ao longo desse processo para garantir os melhores caminhos. Muito obrigado, Ricardo, pelo trabalho desenvolvido em conjunto”, comentou Elmano.
“Teremos aqui uma convergência de pesquisa, de inovação, de tecnologia e de formação com o que há de melhor no Brasil. Hoje é um dia histórico para o Ceará e para o Nordeste brasileiro. É de mãos dadas que vamos garantir esse grande feito, que será um grande legado para os cearenses e para o nosso país”, apontou Camilo Santana.
O primeiro vestibular para o ITA no Ceará será realizado neste semestre de 2024: a prova geral no dia 13 de outubro e as provas específicas entre os dias 5 e 8 de novembro. A turma inicial do campus fará parte dos cursos em São José dos Campos-SP, sede principal do Instituto, até que a obra no Ceará fique pronta. A expectativa é que o campus seja entregue no prazo de dois anos.