Categorias: Brasil

Itamaraty abre inscrições para concurso de diplomata

Hora de estudar.

O Itamaraty vai abrir, a partir das 10 horas desta quarta-feira, as inscrições para concurso de diplomata. O certame oferta 60 vagas e salário inicial de R$ 22.558,56. As oportunidades são para o cargo de terceiro secretário, que é o início da carreira de diplomacia.

Os participantes terão até as 18 horas do dia 25 de fevereiro para se inscrever. É necessário pagar uma taxa de inscrição de R$ 229, mas doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico podem pedir a senção do pagamento.

Das 60 vagas disponíveis, 15 são destinadas a pessoas pretas e pardas, três a pessoas com deficiência, duas a pessoas indígenas e uma a pessoas quilombolas. Haverá ainda a convocação adicional de 126 candidatas mulheres para a segunda fase do concurso, para “corrigir eventuais desigualdades e promover proporcionalidade entre pessoas candidatas do gênero masculino e do gênero feminino”, segundo o edital.

Os interessados devem acessar o site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a banca organizadora do processo seletivo.

O processo seletivo está sob a responsabilidade do Instituto Rio Branco (IRBr), que é subordinado ao Ministério das Relações Exteriores em Brasília. Não é necessária uma formação específica para participar, mas é necessário ter algum diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.

Provas

As provas serão realizadas em todas as capitais e no Distrito Federal.

A primeira fase, com questões objetivas, está prevista para o dia 29 de março, em dois períodos (manhã e tarde).

Já a segunda, serão distribuídas em dois finais de semana sucessivos: 25 e 26 de abril, além dos dias 2 e 3 de maio.

SERVIÇO

*Acesse o edital do concurso aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais