O herói cearense João Nogueira Jucá ganhará homenagem, às 8h30 da próxima segunda-feira, durante missa a ser celebrada na capela do Hospital César Cals, em Fortasleza.
O jovem marcou a história do Estado com um ato de bravura, ao salvar pacientes durante um incêndio ocorrido em 1959, na antiga Casa de Saúde Dr. César Cals, atual Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC).
Além da missa, haverá ato na Praça Capistrano de Abreu, onde está localizado o busto do herói. No local, a solenidade cívico-militar contará com a apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e manifestações de reconhecimento com a presença de familiares do homenageado.
A Brigada de Incêndio do HGCC, que leva o nome de João Nogueira Jucá em tributo à coragem do jovem, também estará presente. A homenagem se encerra com uma visita ao túmulo de João Nogueira Jucá, onde será feita a deposição de uma coroa de flores.
Heroismo
Para o diretor-geral do HGCC, Antonio de Pádua Almeida Carneiro, a homenagem tem como objetivo manter viva a memória de João Nogueira Jucá, exaltando o gesto de coragem que salvou vidas e simboliza o espírito de solidariedade que ainda inspira gerações. “O HGCC, hospital mais antigo da rede estadual de saúde do Ceará, guarda até hoje a memória desse ato heroico ocorrido há mais de seis décadas”, diz.
Geílson Cajuí, vice-presidente do Comitê de Preservação da Memória do jovem herói, ressalta que “está em tramitação no Congresso Nacional a proposta de lei que visa incluir o nome do estudante João Nogueira Jucá no Livro dos Heróis da Pátria”.
DETALHE – O ato é promovido em uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, o Comitê Estadual da Preservação da Memória de João Nogueira Jucá, a Associação dos Ex-Alunos do Colégio São João, o Colégio Farias Brito, entre outras instituições comprometidas com a preservação da história e da memória cearense.
SERVIÇO
*Capela do Hospital Geral Dr. César Cals (início da solenidade) – Avenida Imperador, 545, Centro, Fortaleza.