Um dos maiores cartões postais do Ceará pelo mundo, Canoa Quebrada, no município de Aracati, no Litoral Leste do Estado, a 150 quilômetros de Fortaleza, tem sofrido com constantes quedas no fornecimento de energia elétrica. A reclamação é do deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE), que nesta semana promoveu reunião com o presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida Neto.
“Os empreendedores locais expressaram suas preocupações, destacando os graves prejuízos financeiros causados pela situação. Operadoras de turismo estão se afastando, resultando na pior baixa temporada da história, com uma ocupação que caiu de 30% para menos de 8%, segundo a Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ). Essa problemática afeta todo o litoral de Aracati, gerando insegurança e frustração em uma comunidade que há sete anos vem enfrentando essa situação sem solução”, apontou José Airton.
O presidente da Enel Ceará assumiu o compromisso de aprofundar o diagnóstico da situação junto à sua equipe técnica, ao final o encontro que contou com as presenças do secretário executivo do Turismo do Ceará, Jonas Dezidoro, além de gestores e coordenadores da Enel.
Também estavam presente o presidente OAB Ceará, Erinaldo Dantas; o Presidente da OAB Subsecção Litoral Leste, Junior Batista; – a presidente Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ), Gabriela Crippa; o diretor financeiro da ASDECQ, Ruy Oliveira; o proprietário de pousada Carlo Crippa; o empresário do ramo de telecomunicação Joab Gomes; e a engenheira Nivia Alves.