O presidente Lula assinou um decreto instituindo o “Desenrola Rural”. A informação foi dada pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), através de suas redes sociais.
Trata-se de um programa de renegociação das dívidas que beneficiará os agricultores familiares de todo o Brasil em situação de inadimplência. Eles poderão quitar suas dívidas liquidadas através do Desenrola Rural. O programa também atenderá os assentados da Reforma Agrária, quilombolas e comunidades tradicionais.
Essa medida impactará, segundo Guimarães, diretamente 1,35 milhão de agricultores familiares no Brasil que possuem dívidas em atraso há mais de um ano. O Desenrola Rural permitirá também o acesso a linhas de financiamento.
“Mais uma conquista para o mundo rural. Os agricultores, os produtores vão ter acesso ao crédito, pois é o crédito que vai girar, que vai fomentar o desenvolvimento rural. Este é o compromisso do presidente Lula, fazer tudo que a agricultura familiar cresça e com isso proporcionar vida digna para os trabalhadores e trabalhadoras do campo”, destacou Guimarães.
O Programa
o Desenrola Rural vai funcionar assim:
-os bancos irão estabelecer condições de liquidação e renegociação de dívidas com mais de um ano dos agricultores familiares e das cooperativas da agricultura familiar;
-Os descontos podem chegar a mais de 90%.
-Se o agricultor familiar estiver inscrito na Dívida Ativa da União, poderá acessar o site do Regularize com seu CPF e selecionar “Consultar Dívida” para selecionar suas opções de pagamento: www.regularize.pgfn.gov.br.
-No caso de dívida no Pronaf, ou outras adquiridas junto aos bancos, basta procurar a instituição financeira para regularizar a situação. Agora se a dívida for de Crédito de Instalação, o beneficiário deve se dirigir ao Incra para quitar os débitos com desconto.
Fake news
Guimarães também fez um alerta e lembrou a importância dos futuros beneficiários ficarem atentos a fake news ou possíveis tentativas de golpe que podem surgir envolvendo, de forma criminosa, o nome do programa.
“Sempre que temos alguma medida envolvendo o financeiro das famílias, existem pessoas que trabalham para espalhar notícias falsas ou usar o nome do programa de forma criminosa. É importante ficar atento e saber a quem procurar para tratar do assunto”, alertou.
SERVIÇO
*Na dúvida ou dificuldade, é orientado que procure os sindicatos ou entidades representativas rurais para melhor esclarecimento.