A cidade de Juazeiro do Norte (Região do Cariri) será palco do espetáculo “Padre Cícero – A História de um santo do povo”. Desta vez, em nova temporada, entre os dias 20, 21, 22 e 23 de novembro, sempre às 20 horas, logo após a missa, em frente à Igreja Matriz do município.
Produzido pela Midas Produções Culturais, com texto de Emmanuel Nogueira e direção de Ana Cristina Viana, o espetáculo promete uma montagem ainda mais emocionante e grandiosa, percorrendo os principais momentos da vida do Padre Cícero Romão Batista, figura central da fé nordestina e símbolo eterno de Juazeiro do Norte.
A peça busca mais do que contar a trajetória de um homem. Propõe um mergulho nas raízes de um povo, ao entrelaçar a vida de Padre Cícero à própria história de Juazeiro do Norte — cidade onde ele pregou, promoveu o desenvolvimento social e religioso e onde repousa até hoje, na Igreja do Socorro. É em Juazeiro que romeiros, peregrinos e turistas do Brasil e do exterior encontram um dos maiores polos de turismo religioso do país.
O elenco foi selecionado em Juazeiro do Norte e os ensaios ocorrem diariamente, das 19h às 22 horas, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, até o dia 10 de novembro. Após essa data, os ensaios seguem no espaço da própria apresentação, em preparação para as sessões abertas ao público.
Beatificação em curso
A segunda edição do espetáculo chega em um momento histórico: o processo de beatificação de Padre Cícero avança oficialmente no Vaticano. Em 2022, o Papa Francisco autorizou a abertura do inquérito que pode reconhecer a santidade do Padre Cícero Romão Batista, atendendo a um clamor popular que atravessa décadas.
A Diocese do Crato confirmou que o Vaticano recebeu, no primeiro dia de agosto de 2025, a documentação oficial referente ao processo, marcando o encerramento da fase diocesana e o início da fase romana. Esse material inclui um levantamento minucioso sobre a vida, escritos, qualidades e virtudes do Padre Cícero, além de mais de 70 depoimentos de pessoas que conviveram com ele ou relataram milagres atribuídos à sua intercessão, segundo informações do G1.
O processo de beatificação envolve múltiplas etapas, incluindo a análise das virtudes heroicas e a verificação de milagres, passando por rígida avaliação do Dicastério para as Causas dos Santos. Se aprovado, Padre Cícero poderá ser declarado Beato e, em seguida, Santo.
SERVIÇO
*Praça da Igreja Matriz de Juazeiro do Norte – Ceará
*Entrada: Gratuita.