Justiça Eleitoral determina que André Fernandes remova vídeo em que se defende de ataque por uso de IA

André Fernandes é candidato a prefeito de Fortaleza

A Justiça Eleitoral determinou nesta segunda-feira (21) que o candidato a prefeito de Fortaleza, André Fernandes (PL), remova o vídeo em que mostra ser vítima de ataque por meio de inteligência artificial (IA), disparado em massa nesse domingo (20) para vários grupos de WhatsApp.

A informação da proibição é do próprio candidato do PL, através de suas redes sociais, por causa do impulsionamento de seu vídeo de defesa.

“Impulsionei o vídeo para alcançar mais pessoas e reduzir os danos sofridos”, justificou André Fernandes.

“O sistema é pesado, nós estamos em uma batalha dos poderosos contra nós, eu e você, povo de Fortaleza”, comentou.

O áudio com uso de IA

Com o mesmo processo da fala do jornalista William Bonner para parabenizar pessoas pelo aniversário, a inteligência artificial foi empregada nesse fim de semana em uma fala de André Fernandes sobre a liderança de Evandro Leitão e a sugestão de candidatos para comprar pastores evangélicos e lideranças comunitárias.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais