Encontro de gerações no palco do TJA
Encontro de gerações no palco e no texto é a proposta por trás do espetáculo Kartas Kafta, que reúne os atores e dramaturgos Thiago Arrais e Ricardo Guilherme sábado e domingo (3 e 4) no Theatro José de Alencar (Centro), às 19 horas. O espetáculo surge a partir do texto de Thiago que escreveu uma carta fictícia de Herman Kafta em resposta ao livro Cartas ao pai, do escritor tcheco Franz Kafta (1883-1924), um dos mais importantes autores da literatura universal.
A relação entre pai e filho, o choque geracional, a herança estética e a vida e obra do célebre escritor permeiam o espetáculo que foi premiado pela Fundação Calouste Goulbenkian e a Câmara Municipal do Porto, duas das mais importantes instituições culturais de Portugal, onde a peça estreou dentro da programação de centenário de morte de Kafka, em agosto passado. Agora, Kartas Kafka chega a Fortaleza. Ingressos antecipados pelo Sympla: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
O poeta das ruas volta à Praça do Ferreira
O poeta Mário Gomes volta a sua amada Praça do Ferreira nesta quinta-feira (1° de fevereiro) em forma de espetáculo de rua com a companhia de teatro Museu Escafandro de Novidades. Na pele do poeta, o ator (também diretor) Murilo Ramos desfia o texto escrito por Beto Menêis baseado na vida e obra de Mário Gomes (1947-2014).
O espetáculo MaquinaMário – Barroco Sonho-Cidade para um Descomunal Poeta tem estreia hoje em frente ao Cine-teatro São Luiz. Sim, é teatro para as ruas e praças que tanto o poeta frequentou, morou, escreveu, recitou, bebeu e viveu na cidade de Fortaleza.
Três dias de Pré-Carnaval na gare da Estação das Artes
Fortaleza vem respirando a folia do Pré-Carnaval desde os primeiros dias de 2024. Seja nos pólos de folia oficiais da Prefeitura, em eventos privados, nos blocos populares pelos bairros e a Estação das Artes não poderia ficar de fora justamente no último final de semana anterior ao Carnaval.
Serão três dias de animação. A sexta (2) vai ter muito samba e pagode com Batuk do Dipas com participação especial de Thereza Rachel, às 19 horas, com a presença da DJ Lua Magnética mais cedo, a partir das 17 horas.
No sábado (3) é a vez do Baile do Pra Quem Gosta É Bom, o bloco independente mais animado da cidade, e da DJ Julyanna, a partir das 15 horas. Domingo (4) é a vez da estreia do baile Azul de Prata, Meu Bloco Litoral, com duas atrações: os cariocas do Bunytos de Corpo e a volta das carnavalescas cearenses As Gata Pira.
Bloco do Silva de volta ao Aterrinho da Praia de Iracema
O cantor capixaba Silva traz de volta à Fortaleza o Bloco do Silva, sua encarnação carnavalesca onde interpreta sucessos da axé-music dos anos 80 e 90, além de versões carnavalizadas de hits da música brasileira. O Bloco do Silva foi a atração de encerramento do carnaval de Fortaleza, em 2020, poucas semanas antes de decretado o lockdown da Pandemia de Covid-19. Agora retorna ao palco do Aterrinho com igual pompa e circunstância para encerrar o Pré-carnaval oficial da cidade, depois de cumprir agenda nas principais capitais brasileiras durante os meses de dezembro e janeiro.
Bloco Chão da Praça retorna com Transacionais no Dragão do Mar
Um dos blocos de maior sucesso dos pré-carnavais da década passada, o https://youtu.be/1xFyRpsCYWQ?si=xRKAeziIzu-VpkK6 está de volta depois de ser interrompido pela pandemia da Covid-19. Capitaneado pela banda Transacionais desde sua primeira edição, o bloco volta nesta quinta-feira (1° de fevereiro) para seu palco de origem: o Espaço Rogaciano Leite Filho (palco sob a passarela do Centro Dragão do Mar), às 20 horas. Aberto ao público.
Neste ano serão apenas duas edições, hoje e na próxima quinta (8). Foi à frente do Chão da Praça que os Transacionais confirmaram sua vocação carnavalesca, tocando sucessos de carnavais dos anos 70 e 80, além de versões foliãs da “música retrô brasileira”.
Para esta volta do Chão da Praça, a banda recebe como convidado um ex-integrante, o percussionista Felipe de Paula, que atualmente usa o nome artístico de Dipas, tendo se tornando um dos mais requisitados nomes do samba e do pagode de Fortaleza.
Feira da Fotografia tem palestra de Chico Gomes no MIS
Fotógrafo de batente do dia a dia dedicado ao fotojornalismo e assessorias, o cearense Chico Gomes sempre reserva um pouco do seu tempo para o exercício da fotografia artística e experimental. São todas essas experiências que ele deve passar no debate Muito além do click – um passeio pelo olhar de Chico Gomes, que acontece domingo (4) na Feira da Fotografia no Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles), das 15 às 19 horas.
A feira propriamente dita reúne vendedores e compradores de produtos relacionados com a arte da fotografia, se tornando ponto de encontro dos profissionais e amadores da área.