Em sua missa de início de pontificado, que reuniu cerca de 200 mil pessoas na Praça São Pedro, no Vaticano, neste domingo (18), o Papa Leão 14 sugeriu uma Igreja unida para buscar um mundo conciliado.
“Esta é a hora do amor”, apontou.
O domingo também foi marcado com a entrega do Pálio (manto de lã) e do Anel do Pescador, esse último símbolo tendo emocionado o Papa.
“Fui escolhido sem qualquer mérito e, com temor e tremor, venho até vocês como um irmão que deseja fazer-se servo da fé e da alegria, percorrendo com vocês o caminho do amor de Deus, que nos quer a todos unidos numa única família”, afirmou Leão 14.
O Papa também fez um alerta contra a tentação de se colocar como um líder acima dos outros.
“Não se trata nunca de capturar os outros com a prepotência, com a propaganda religiosa ou com os meios do poder, mas se trata sempre e apenas de amar como fez Jesus. Para isso, Pedro e seus sucessores devem apascentar o rebanho sem nunca ceder à tentação de ser um líder solitário ou um chefe colocado acima dos outros, tornando-se dominador das pessoas que lhe foram confiadas pelo contrário, deve servir a fé dos irmãos, caminhando com eles”, indicou.
(Blogdoeliomar com informações do Vatican News)