Categorias: Cidadania

Leo Couto entrega nesta noite título de cidadania a Vilmar Ferreira, fundador da Aço Cearense

Vilmar Ferreira recebe título de Cidadão de Fortaleza. Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Leo Couto (PSB), entregou na noite desta sexta-feira (28) o título de Cidadão Fortalezense ao empresário Vilmar Ferreira, fundador do Grupo Aço Cearense. A solenidade atendeu ao requerimento do próprio presidente do Legislativo de Fortaleza, que apontou os relevantes serviços prestados pelo industrial para o desenvolvimento socioeconômico da Capital Cearense.

“O Grupo Aço Cearense atravessou as fronteiras do nosso Estado e, hoje, gera mais de 5 mil empregos diretos e mais de 60 mil indiretos em todo o País. Esse resultado tem como base o trabalho sólido de Vilmar Ferreira, que há 46 anos se dedica à indústria do aço”, destacou Leo Couto.

O secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, marcou presença na solenidade e ressaltou que Vilmar Ferreira já foi merecedor da maior comenda do Estado, a Medalha Abolição.

“É muito importante esses reconhecimentos que o Governo do Ceará e a que a Câmara de Fortaleza dão para pessoas que fazem o Estado funcionar. Essa escolha não poderia ser melhor, porque o Vilmar, além de uma trajetória de sucesso, é uma das pessoas com o coração enorme que nasceram com a vocação de ajudar as pessoas”, comentou Chagas Vieira.

46 anos de história

Com um trabalho construído em 46 anos de história dedicados à siderurgia do aço, o grupo é responsável por operar a Siderúrgica Norte Brasil S.A. (SINOBRAS), localizada na cidade de Marabá (PA), a maior do Norte e Nordeste, e a SINOBRAS Florestal (TO). No Ceará, a companhia atua com a Aço Cearense, com força comercial, industrial e logística, além da forte veia social, sustentada pelo Instituto Aço Cearense — que proporciona transformação e inclusão social com base na saúde, educação, cultura, esporte e empreendedorismo.

O Grupo Aço Cearense vende para todo o Brasil, com produção voltada para o mercado nacional, principalmente para os pequenos e médios produtores. A partir de Fortaleza e Marabá, a companhia distribui para mais de 19 mil clientes em todo o País. Em 2024, a empresa faturou R$ 6,6 bilhões.

“A gente fica muito honrado pelo reconhecimento da Câmara de Fortaleza, representado na pessoa do presidente Leo Couto, e eu só tenho a agradecer. É um legado que eu construí para deixar para minha família, mas é muito gratificante ser um exemplo para jovens empreendedores não desacreditarem dos seus sonhos, do seu futuro”, disse Vilmar Ferreira.

Vilmar Ferreira

Natural de Marco, no interior do Ceará, Vilmar Ferreira mudou-se para Fortaleza aos 18 anos para tentar criar o próprio negócio, iniciou no setor de bebidas, mas foi no ramo da siderurgia que encontrou a prosperidade.

Em 1979, criou o próprio negócio, a ‘Ferro OK’, uma pequena distribuidora de ferro e aço na Capital. O negócio prosperou e, cinco anos depois, tornou-se a Aço Cearense.

Hoje, o Grupo Aço Cearense engloba as empresas Aço Cearense Comercial, Industrial e Logística, SINOBRAS, SINOBRAS Florestal e o Instituto Aço Cearense.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais